Podemos relacionar opção fundamental com a visão bíblica do “coração do homem”. Na Bíblia, o “coração do homem” não significa absolutamente uma pessoa lançada para dentro de si mesma, no egoísmo. A Palavra de Deus dirige nossa atenção para este ponto mais íntimo, em que a pessoa é sensível e aberta ao outro. Coração é o espaço onde as pontes de relacionamento e de afetos são construídas e onde o homem verdadeiramente se compromete com o outro e com os outros. Ou, infelizmente, pode ser também o espaço onde o homem esteja gradualmente destruindo-se, tornando-se oco e vazio, cego e pervertido. Quando ele perde a capacidade de amar autenticamente, perde a melhor parte do seu “coração”. Quando há opção fundamental firme para o bem, o coração do homem fica cheio do “sopro de Deus”, do Espírito Santo (Ef 5,18). Deus não quer apenas atos exteriores. O bem verdadeiro brota da liberdade básica, dessa opção fundamental, que se transforma em liberdade, que dá sentido e direção definitivos a livre escolha da pessoa na situação concreta em que vive. Uma boa decisão e uma a ação certa só existem, no sentido pleno, quando o ato procede do coração da pessoa, onde a opção fundamental é feita para Deus e para o bem e penetra nas profundezas onde se toma a direção certa. O valor do homem é determinado por aquilo que está em seu coração: “onde está o teu coração aí estará o teu tesouro” (Mt 6,21) Aquele que, na liberdade, escolheu o Reino de Deus há de escolher o bem por uma espécie de instinto de coração. Deus não se queixa tanto das ações perversas dos israelitas como de seus “corações endurecidos”. (Is 6,9s) O centro das grandes profecias messiânicas é o coração. A promessa de Deus é a de dar a seu povo um “coração novo” e de incutir o temor dele e o amor a Ele nos corações (Jr 32,4; 31,33). “E eu lhes darei um CORAÇÃO NOVO e porei um novo espírito no mais íntimo de seu ser; tirarei de sua carne o coração de pedra e dar-lhes-ei um coração sensível” (Ez 11,19). Deus deseja a conversão total, o compromisso total com Ele, e não apenas penitências rituais: “rasgai os vossos corações e não vossas vestes” (Joel, 2,15). Enquanto os fariseus condenam severamente infrações externas e regulamentos humanos sem importância, o Senhor castiga o “coração mau”, de cujas disposições indignas, como de uma fonte poluída, provêm todo o mal (Mc 7,20) A reprovação mais desafiadora está na acusação de Pedro dirigida a. Simão, o mago: “o teu coração não é reto diante de Deus” (At 8,21). A síntese da proclamação da Boa-Nova feita pelo Senhor exige um novo coração. (Mc 1,15) Metànoien (metanoia), frequentemente traduzida como arrependimento, significa mais literal e exatamente: viver com um coração novo e em novo espírito. O chamado à conversão vem no contexto das promessas de Deus, agora cumpridas, pelas quais ele nos quer dar um coração novo. E nossa resposta é o total compromisso feito em nosso coração, de tal forma que todas as nossas ações sejam marcadas por essa opção fundamental para ele, conversão que consiste em possuir o espírito interior de Cristo. Desta decisão decorre uma nova conduta. “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,5). Poderíamos dizer: “tende em vós o coração de Jesus”. Nos antigos manuscritos de Lucas 11,2, o pedido “Venha o teu reino” é, substituído ou parafraseado pela oração: “Que o Espírito Santo desça sobre nos e nos purifique”. Reconciliação e conversão constituem obra do Espírito Santo que nos dá um novo coração, sem o qual novos relacionamentos seriam impossíveis. Ele capacita-nos a prosseguir na conversão contínua até a total purificação da mente, do coração e da vontade. Cristo cumpre as grandes profecias messiânicas enviando-nos o Espírito Santo que procede do Pai. “Aspergir-vos-ei com água pura e vos purificarei de todas as vossas impurezas; purificar-vos-ei de todos os vossos ídolos. Dar-vos-ei um coração novo e porei em vos um espírito novo; arrancarei o coração de pedra das vossas carnes e dar-vos-ei um coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito”. (Ez 36, 25-27) Por: Tácito Coutinho ( TATA )

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